O Steam Deck e o Nintendo Switch, são dois consoles portáteis mais populares do momento. O Nintendo Switch teve o lançamento em 2017, ganhando uma versão OLED em 2021, enquanto o Steam Deck da Valve foi disponibilizado no início de 2022.
Os consoles portáteis sempre existiram, aparelhos pequenos que permitem ao usuário jogar em qualquer lugar e a qualquer momento. Antes, estes consoles serviam apenas para jogar jogos mais simples e leves, porém, com o avanço da tecnologia isso mudou.
Steam Deck vs Nintendo Switch — Especificações
O Steam Deck possui uma painel LCD de 7 polegadas, resolução HD com suporte para taxas de atualização de até 60 Hz. Equipado com uma CPU AMD Zen 2 e uma GPU RDNA. Sendo vendido nas versões de 16 GB de RAM e 64 GB via eMMC ou SSD de 256 ou 512 GB de armazenamento interno. A Valve afirma que a bateria do console dure de 2 a 4 horas dependendo do uso.
Já o Nintendo Switch OLED possui um display de 7 polegadas, um chip com a CPU ARM Cortex A57 e uma GPU Maxwell, armazenamento interno de 64 GB e uma bateria com estimativa de 5 a 9 horas de uso, segundo a fabricante.
Apesar de a Nintendo ter a melhor tela e a melhor bateria, fica claro que o Steam Deck se sobressai apesar disso tudo. Com o Steam Deck, você poderá jogar jogo mais pesados da atualidade, incluído CyberPunk 2077 e Grand Theft Auto 5.
Steam Deck vs Nintendo Switch — Disponibilidade
Infelizmente, o Steam Deck não pode ser comprado no mercado nacional, sendo necessário importar o console de lojas no exterior, o que pode encarecer bastante o preço. O aparelho também é vendido em sites chineses, como o AliExpress.
Já o Nintendo Switch OLED, você já pode comprar em lojas brasileiras com certificação garantida e nota fiscal da loja. Além da facilidade de compra, você terá todo um suporte para defeito ou eventuais danos ao produto. A Nintendo possui uma assistência técnica autorizada no Brasil, oferecendo suporte para a família do Nintendo 3DS, Wii e Switch.
No momento da publicação desta postagem, é evidente que vale mais a pena comprar o Nintendo Switch em relação ao Steam Deck. Ao comprar o Nintendo Switch em lojas brasileiras, você tem garantia sobre o produto, diferentes formas de pagamento e não terá a dor de cabeça e nem a burocracia de uma importação.
Steam Deck vs Nintendo Switch — Preço
Atualmente, o Steam Deck está sendo vendido em três versões, o 64 GB (eMMC) de armazenamento interno por 399 dólares, 256 GB (SSD NVMe) por 529 dólares e 512 GB (SSD NVMe) por 649 dólares. Além do armazenamento, as versões mais caras vem acessórios e brindes exclusivos.
O Nintendo Switch pode ser encontrado em lojas nacionais na faixa de R$2.000 a R$3.000 na versão única de 64 GB de armazenamento interno.
Steam Deck vs Nintendo Switch — Qual console comprar?
Após ler isso tudo, você deve estar se preguntando “entre o Steam Deck e o Nintendo Switch, qual devo comprar?”. A resposta é “depende”. Apesar de estarem no topo dos consoles portáteis e terem o preço parecido, eles são videogames distintos. A Nintendo tem uma biblioteca exclusivas de jogos, nos quais você encontrará apenas nos aparelhos da Nintendo, como o Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
Para os jogadores que optarem pelo Steam Deck, você poderá aproveitar diversos jogos da sua biblioteca da Steam.