Atualmente, o Android representa um enorme parte do sistema operacional de todos os dispositivos portáteis, de celulares, tablets até TVs. Lançado em 2007, este sistema avança em termos de uso, atualmente, alcançando bilhões de usuários pelo mundo.
Ser desenvolvedor de aplicativos Android é um dos maiores mercados na atualidade. Veja neste guia como se tornar um desenvolvedor de aplicativos para Android. Descubra quais ferramentas buscar e linguagens de programação aprender. Comece a ganhar dinheiro como desenvolvedor e implemente suas ideias, publique seus jogos ou aplicativo direto na loja de aplicativos da Google, o Play Store.
Leia também:
O que é Android Studio?
Antes de começar a programar, é necessário conhecer a principal ferramenta para criação de aplicativos. O Android Studio é um ambiente virtual para desenvolver seus aplicativos e jogos facilmente totalmente gratuita. O software é desenvolvido pela Google que permite qualquer pessoa desenvolver, simular e publicar seus aplicativos direto no Google Play Store.
O Android Studio IDE do Google oferece o ambiente completo para construir qualquer aplicativo Android que você desejar. Você não precisa de nenhuma outra plataforma além desta para completar seu aplicativo. Com está ferramenta, você irá trabalhar com Android Mobile App, Android TV, Android Wear, etc.
Requisitos de sistema:
- Ter o sistema operacional Microsoft Windows 8 ou superior.
- Processador Intel Core de 2ª geração ou mais recente, ou CPU AMD com suporte para um Windows Hypervisor.
- Ter 8 GB de RAM ou superior.
- Ter 8 GB de espaço em disco mínimo disponível
- Resolução de tela mínima de 1280 x 800 pixels
Java ou Kotlin
Para construir aplicativos, você precisa conhecer Java ou Kotlin. Ambas as linguagens são populares em programação de aplicativos. Você não precisa saber programar nas duas linguagens, aprender apenas uma já é suficiente para começar seus primeiros códigos. Lembrando que a maioria dos aplicativos na Play Store, estão escritos em Java.
O que é Java?
Java é a linguagem mais popular para o desenvolvimento de aplicativos Android, sendo a linguagem nativa e com maior compatibilidade do sistema operacional Android. A linguagem completa, com uma comunidade forte e já estabelecida.
Vantagens do Java:
- Java é multiplataforma, funcional em quase todos os dispositivos, sistemas e servidores.
- Comunidade ativa, bibliotecas e recursos em português para consulta.
- Usada pela maioria dos aplicativos.
- Linguagem de programação escalável, orientada a objetos modulares e que oferece uma rapidez considerável.
Desvantagens do Java:
- Um pouco complicado para programadores amadores em comparação com outras linguagens como Python e C+.
Aplicações desenvolvidas em Java:
Spotify, Twitter, Facebook, Cash App, Sinal, etc.
O que é Kotlin?
Mais recente do que o Java, porem com funcionalidades aprimoradas ao seu concorrente, tanto em performasse quanto recursos. Extremamente limpo, leve e com menos regras em comparação ao Java e outras linguagens de programação. Kotlin é um das linguagens mais usas pro desenvolvedores de aplicativos.
Vantagens do Kotlin:
- Implementação rápida, linguagem leve e mais descomplicada.
- Códigos em Kotlin são menores e mais simplificados do que os encontrados em Java.
- Aconselhado para iniciantes, pois, o script Kotlin em projetos no Android Studio auxilia o preenchimento automático e ajuda detecção de erros em tempo de compilação.
Desvantagens do Kotlin:
- Não é tão popular quanto o Java, comunidade menor em comparação com seu concorrente.
- Pouco conteúdo explicativo no idioma português.
- A Demanda por desenvolvedores em Kotlin ainda é bastante limitada, já que a maioria dos projetos existentes estão em Java.
Aplicações desenvolvidas em Kotlin:
Pinterest, Evernote, Trello, etc.
SQL
Não é um fator determinante aprender SQL para desenvolver aplicativos. Aprender SQL irá complementar e irá ajudar em organizar bancos de dados dentro do seu aplicativo, fazer consultas e extrair informações de banco de dados.
Caso sua ideia utilize bancos de dados, aprender a programar SQL é fundamental.
Conclusão
Espero que você tenha gostado do guia de como se tornar um desenvolvedor de aplicativos para Android, quais linguagens e ferramentas aprender. Lembrando que para ser um desenvolvedor é necessário possuir persistência e desejo de conhecimento.