Tutoriais

Como saber se o seu celular Android está com vírus e como removê-los

Como saber se o seu celular Android está com vírus e como removê-los / MUNDO ANDROID

Os celulares podem ser infectados por vírus através de golpes de phishing ou downloads de aplicativos falsos, e esses vírus executam atividades em segundo plano que podem causar diversos problemas. A seguir, apresentamos alguns sinais de que seu celular pode estar infectado por um vírus e como removê-los do seu aparelho.

O que é um vírus?

 O que é um vírus no celular / Mundo Android

Um vírus de celular, também conhecido como malware, é software malicioso usado para entrar no seu smartphone de forma maliciosa para os mais variados fins.

Seu dispositivo pode ser infectado por esses vírus de diferentes maneiras, seja por aplicativos baixados em sites não confiáveis, links desconhecidos recebidos por e-mails, mensagens, sites suspeitos, entre outros.

Um vírus de celular tem diferentes formas de agir, ele pode fazer coisas que vão desde o roubo de informações pessoais, dados bancários e cartões de crédito. Além disso, alguns malwares podem até mesmo danificar todo o sistema operacional, tornando o celular inutilizável.

Sinais de Infecção por Vírus no Celular

Sinais de Infecção por Vírus no Celular / Mundo Android / MUNDO ANDROID

1. Mensagens SMS Desconhecidas:
Se o seu celular está enviando mensagens SMS que você não reconhece, é um sinal de possível infecção. Verifique sua lista de mensagens e fique atento se outras pessoas informarem que receberam mensagens estranhas do seu número.

2. Aplicativos Desconhecidos:
A presença de aplicativos que você não instalou é um forte indício de infecção. Verifique sua lista de aplicativos e remova qualquer app desconhecido.

3. Excesso de Anúncios:
Anúncios em excesso, especialmente em locais onde normalmente não aparecem, podem ser sinal de adware, um tipo de vírus que exibe propaganda sem a sua permissão.

4. Superaquecimento:
Se o seu celular está superaquecendo sem motivo aparente, pode ser devido à execução de aplicativos maliciosos em segundo plano, que sobrecarregam o processador.

5. Bateria Descarregando Rápido:
A diminuição rápida da bateria pode indicar que o celular está realizando atividades não autorizadas, consumindo mais energia.

6. Baixa Performance:
Um celular lento, que demora para executar ações simples, pode estar infectado por um vírus que sobrecarrega o sistema.

7. Cobranças Desconhecidas na Conta da Operadora:
Cobranças inesperadas na sua conta de telefone podem ser resultado de vírus que adicionam serviços não autorizados.

8. Uso Exagerado de Dados Móveis:
Um aumento inexplicável no uso de dados móveis pode ser devido ao envio de informações privadas ou exibição constante de anúncios pelo vírus.

Como o vírus entra no celular?

Os vírus entram no celular de diversas maneiras. Eles se aproveitam da interação e da ingenuidade do usuário em relação à internet. Umas das formas mais conhecidas é o download de aplicativos em fontes não oficiais.

Uma outra maneira do vírus entrar no celular é quando os usuários clicam em links desconhecidos enviados por mensagens de texto nas redes sociais. Assim, os usuários são encaminhados para sites maliciosos que instalam malwares no celular automaticamente.

Outra forma é deixar que o vírus entre através de falhas de segurança em um sistema operacional desatualizado. Fique atento e mantenha seu dispositivo atualizado, confira se ele recebeu as últimas atualizações de segurança pois ao longo do tempo muitas brechas aparecem nos códigos do aparelho.

Meu celular pode ser infectado por um site?

Sim, o seu celular pode ser infectado por sites maliciosos, os sites infectados são projetados para detectar falhas no sistema operacional. As formas de ataque podem variar, mas em geral os vírus procuram por falhas na segurança no seu software para baixar APK’s infectados.

Essa forma de contaminação é conhecida por “exploit”, e acontece especialmente quando o sistema operacional não está devidamente atualizado. Isso acontece de forma automática, sem a percepção e a interação do usuário.

Por isso evite entrar em links desconhecidos ou entrar em sites suspeitos, assim você nunca será infectado através dessa maneira.

Quais são os principais vírus de celular?

Dentro das principais ameaças de vírus, cada uma foi projetada para explorar uma vulnerabilidade diferente. Um bom exemplo é o malware bancário, que é utilizado para roubar dados bancários como senhas de bancos e de cartões de crédito.

Existe também um tipo de vírus repassado por mensagens de texto conhecido como phishing. Ele engana os usuários fazendo com que entrem em links. Aqui vai mais alguns exemplos de vírus de celular:

  • Spyware: esse é um vírus de espionagem, utilizado para monitorar as atividades do dispositivo para roubar informações e repassar a terceiros.
  • Trojan: esse é um vírus que se disfarça e tenta se passar por um aplicativo legítimo e inofensivo. No entanto, ele pode causa todo tipo de problema. O nome Trojan se deriva da mitologia grega “cavalo de troia”.
  • Exploit: esse tipo de vírus já usa técnicas para entrar em um aplicativo analisando as vulnerabilidades e as falhas de segurança do mesmo. São geralmente usados em ataques cibernéticos para comprometer a integridade dos dados.
  • Phishing: esse é o mais comum de todos, é uma estratégia que utiliza táticas de engenharia social para que o usuário clique em algum link. Esses links levam as vítimas a sites que se parecem legítimos mas fazem com que as vítimas insiram dados pessoais.
  • Adware: esse vírus é comum e muito fácil de remover, ele exibe anúncios intrusivos em formato de pop-ups e banners, consegue até mesmo alterar a página inicial do seu navegador.

Quais são os riscos de ter vírus no celular?

Vírus no celular Android / Mundo Android

A presença de vírus no celular é um risco grave para sua privacidade e segurança. Os dispositivos Android são mais vulneráveis a vírus porque permitem o download de aplicativos que não são encontrados na Google Play, os chamados “APK“.

Esse malwares podem conceder a um hacker o controle total do sistema operacional, permitindo o monitoramento de tudo o que você faz no celular.

Outro risco é o prejuízo financeiro já que existem vírus capazes de coletar informações bancárias, um bom exemplo é o tão temido ransomware. Um ransomware torna todos os seus arquivos inacessíveis, e a partir daí ele começa a cobrar dinheiro para liberar seus documentos.

Além disso, alguns malwares ainda podem se propagar para outros dispositivos a sua rede através de conexões como wi-fi, bluetooth, etc. Por isso que é muito importante não se conectar a qualquer rede de wi-fi aleatória.

Como evitar pegar vírus no celular?

Como proteger celular Android contra vírus / Mundo Android

Para evitar pegar de vírus no seu celular é importante adotar algumas práticas de segurança:

  • Nunca clique em links suspeitos e nunca entre em sites desconhecidos. Tenha certeza de que a fonte que você está acessando é confiável.
  • Nunca baixe aplicativos em lojas não oficiais. Sempre opte pelas lojas oficiais de cada sistema operacional, como a Google Play Store para Android e a App Store para iOS.

Além disso, mantenha o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados. As atualizações corrigem falhas de segurança e o dispositivo fica muito mais eficiente contra malwares. Porém, além das boas práticas também é importante adotar o uso de um bom antivírus.

 Como Remover Vírus do Celular

Removendo vírus do celular / Mundo Android

1. Delete Aplicativos Suspeitos:
Identifique e remova aplicativos suspeitos instalados recentemente. Utilize ferramentas como o Google Play Protect para ajudar na identificação.

2. Faça uma Varredura com Antivírus:
Use um antivírus confiável para realizar uma varredura completa no sistema e remover qualquer ameaça. Mantenha o antivírus sempre atualizado. Os melhores antivírus estão aqui.

3. Formate o Celular:
Se os problemas persistirem, considere formatar o celular. Lembre-se de fazer backup de seus dados importantes antes de restaurar o aparelho às configurações de fábrica.

Para formatar um celular Android, vá em “Configurações”, depois “Gerenciamento Geral” e “Restaurar”, escolhendo “Restaurar padrão de fábrica”. No iPhone, acesse “Ajustes”, “Geral”, “Transferir ou Redefinir” e “Apagar Conteúdo e Ajustes”.

Adotando essas práticas, você pode manter seu celular seguro e evitar infecções por vírus. Fique atento e proteja suas informações pessoais!

 

Acompanhe o Mundo Android em nossos canais do Whatsapp e Telegram!

You may also like

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários