A autonomia da bateria dos smartphones e dispositivos celulares sempre foi um grande fator no momento da compra. Embora essa tecnologia esteja evoluído com o passar do tempo, cada vez mais, os dispositivos têm uma menor duração de bateria. Isso se deve ao avanço do consumo por parte das aplicações, jogos com melhores gráficos, celulares com mais funcionalidades, todos estes fatores conturbem para o descarregamento rápido em aparelhos celulares. Pensando nisso, conheça como melhorar o desempenho da bateria do seu celular, tablet ou dispositivo Android.
Existem diversos fatores que afetam diretamente e indiretamente o consumo de bateria do seu smartphone. Cada pessoa é um caso particular, com seu estilo próprio de uso. Existem usuários com consumo básico em rede sociais, os que gostam de jogar, e outros que preferem consumir mídias e conteúdo em diferentes plataformas. Veja todos os métodos abaixo de como economizar e o prolongar a bateria do seu smartphone.
Veja também:
1 – Usar aplicativos de monitoramento do uso da bateria
Faça o monitoramento do seu uso de bateria através de aplicações. Existem diversos aplicativos capazes de monitorar como você usa sua bateria, os aplicativos que mais consomem, e como está a saúde da sua bateria ao longo do dia.
O aplicativo indicado é o Battery Guru, totalmente grátis, fácil de usar e com diversas ferramentas que irá te ajudar em economizar a bateria. O Battery Guru que monta um perfil detalhado de como você está usando o smartphone, aplicativos que mais consomem bateria e dicas de como prolongar a vida útil da mesma. Conta com ferramentas avançadas, como: alarme de carga e temperatura para prolongar a vida útil da bateria, uso de aplicativos detalhados, saúde da bateria e alarme de carga e temperatura.
Para baixar o aplicativo Battery Guru, clique aqui.
2 – Limpe o celular
Um celular cheio, com pouco espaço de armazenamento e com vários aplicativos tende a consumir mais bateria. Vários aplicativos funcionam em segundo plano, enviando notificações e transmitindo dados, aumentando o consumo da bateria. Limpe o celular, apagando o cache da memória e desinstalando aplicativos inúteis. Apagar fotos, vídeos e arquivos pesados pode ajudar a melhorar o desempenho da bateria. Utilize aplicativos de backup em nuvem e salve todos os seus arquivos na internet.
Use a dica acima, para monitorar os aplicativos que mais estão consumindo bateria e julgue ser realmente necessário ter eles instalados em seu smartphone. Para apagar arquivos lixos e cache de aplicativos, use a ferramenta CCleaner.
3 – Desative algumas funcionalidades nativas
Desativar funcionalidades e recursos não utilizados no celular, podem ajudar muito na hora de economizar a bateria, garantindo que o celular fique fora da tomada durante o dia. Veja algumas das funcionalidades que mais consomem bateria:
- GPS/Localização
- WiFi
- Dados moveis
- Bluethooth
Entendemos que vários os recursos acima são indispensáveis para alguns usuários, porem, desativar no momento que não esteja utilizando prolonga o uso da bateria. Exemplo: WiFi e Dados moveis esterem ativados simultaneamente.
4 – Brilho
O brilho dos smartphones é o principal vilão da bateria, um dos recursos que mais consome energia. Diminua o brilho, caso seu smartphone tenha está funcionalidade, ative o modo Brilho automático, com está funcionalidade ativada, o celular fará o ajuste de forma inteligente do brilho da tela, consumindo menos bateria em ambientes mais claros.
5 – Desative aplicativos não essenciais
Hiberne aplicativos e impeça que funcione em segundo plano e consuma bateria. Lembrando, faça isso apenas com aplicações nas quais você jugue não essencial. Após ter feito isso, o aplicativo hibernado, não irá mandar mais notificações ou lembretes.
- Abra as Configurações > Gerenciador de aplicativos.
- Escolha o aplicativo que deseja hibernar.
- Vá até à opção de economia.
- Restringir o funcionamento em segundo plano.
Conclusão
Espero que você tenha gostado das dicas de como economizar a bateria de celulares Android. Se você consegue outra dica, compartilhe com a comunidade acessando a seção de comentários logo abaixo.