Todos os smartphones possuem um modo de recuperação integrado, que pode ser usado para diversas tarefas, dependendo do sistema operacional do seu dispositivo. Em smartphones Android , ele pode ser usado para tarefas como realizar uma simples redefinição de fábrica, instalar pacotes de atualização e limpar o cache, entre outras. Em um iPhone , o modo de recuperação é usado para restaurar o dispositivo usando o computador caso ele esteja apresentando problemas como ficar preso no logotipo da Apple durante a inicialização.
Embora a recuperação padrão pré-instalada no seu dispositivo tenha recursos e funcionalidades limitados, há muito mais que você pode fazer com uma recuperação personalizada como o TWRP para Android. O processo para entrar no modo de recuperação, tanto no caso da recuperação padrão quanto na personalizada, permanece o mesmo, e há algumas maneiras de inicializá-lo.
Como inicializar a recuperação usando combinações de botões
Esta é a maneira mais comum e fácil de iniciar o modo de recuperação no seu smartphone, pois não requer nenhuma ferramenta ou software adicional. O processo pode variar um pouco dependendo do fabricante do seu dispositivo, mas geralmente é o mesmo. Para entrar no modo de recuperação em um celular Android:
Pressione e segure o botão liga/desliga (ou botão liga/desliga + aumentar volume em alguns telefones).
Toque no botão Desligar ou mova o controle deslizante para a opção Desligar .
Mantenha pressionado o botão de diminuir o volume e o botão liga/desliga simultaneamente até sentir a vibração do telefone ou ver o logotipo do fabricante aparecer na tela.
Alguns dispositivos, incluindo os celulares Samsung Galaxy , exigem que você segure o botão de aumentar o volume e o botão liga/desliga em vez do botão de diminuir o volume. Se o seu celular Samsung Galaxy tiver um botão Bixby, você também precisará mantê-lo pressionado.
Após entrar no modo de recuperação, você pode usar os botões de volume para navegar pelas opções do menu e pressionar o botão liga/desliga para selecionar. Você não verá o mesmo conjunto de opções no menu de recuperação de todos os telefones, então não espere ver uma enxurrada de itens de menu. Alguns telefones, como os vendidos pela OnePlus, têm apenas um número limitado de opções, enquanto os telefones Pixel do Google , por exemplo, têm a opção de entrar no fastboot, etc.
Como inicializar a recuperação usando o ADB
Se os botões físicos do seu smartphone não funcionarem mais, ou se você não conseguir encontrar a combinação correta ou pressionar os botões fisicamente, você também pode acessar a recuperação via ADB. Você precisará do ADB Minimal e do Fastboot no seu PC ou Mac para que isso funcione. Portanto, se você ainda não os possui, certifique-se de instalar o ADB seguindo estas instruções para o sistema operacional do seu computador .
Após a instalação do ADB, conecte seu telefone ao computador por meio de um cabo USB. Certifique-se de que a Depuração USB esteja habilitada nas Configurações do Desenvolvedor;
Vá até a pasta onde você instalou o ADB. Enquanto segura a tecla “Control” no teclado, clique com o botão direito do mouse na pasta ADB e selecione “Open command window here (Abrir janela de comando aqui)” ou “Open PowerShell window here (Abrir janela do PowerShell aqui)”;
Em seguida, digite o seguinte comando adb devices e pressione Enter para verificar se o seu smartphone está conectado corretamente. Você verá uma sequência de números se ele estiver conectado corretamente;
Tudo o que você precisa fazer agora é digitar o seguinte comando adb reboot recovery para reiniciar seu telefone para recuperação.
Todos os métodos mencionados acima podem ser usados para inicializar no modo de recuperação. Certifique-se de saber o que está fazendo ao acessar a recuperação no seu smartphone, pois isso pode resultar na limpeza do armazenamento interno se você redefinir o dispositivo por engano ou, pior, em um dispositivo bloqueado se você instalar o arquivo zip errado. Se você estiver usando uma recuperação personalizada, é sempre aconselhável fazer um backup antes de fazer modificações no seu dispositivo.