O Google Play Protect é um serviço embutido na própria Play Store que serve como monitor de potenciais aplicações nocivas ao seu aparelho. Porem, nem sempre este serviço detecta com exatidão aplicativos que podem colocar seu aparelho em risco. Muitas vezes, o Play Protect detecta aplicativos nocivos aqueles que não estão presente na loja da Google. Caso esteja aparecendo uma mensagem para desinstalar algum aplicativo, veja o guia de como desativar de uma vez por todas o Google Play Protect do celular Android.
Para os desenvolvedores de aplicativos, a mensagem de “O dispositivo está em risco” pode incomodar. Nem todo jogo ou aplicativo que o Google Play Protect detecta, é realmente nocivo.
Veja também:
- Erro: “Tivemos um problema por aqui” no iFood – Como corrigir
- Como habilitar o carregamento turbo no Samsung
Como desativar o Play Protect no celular?
Guia com o passo a passo de como desativar o serviço do Play Protect do celular, veja logo abaixo:
- Abra a Play Store no seu celular.
- Clique no Perfil (Foto no canto superior direito).
- Vá em Play Protect.
- Clique em Ferramentas, simbolo de engrenagens.
- Desmarque todas as opções em Gerais.
Abra a loja da Play Store no celular. No aplicativo, clique no Perfil, ícone de sua foto de perfil. Vá em Play Protect > Em Play Protect, vá em Configurações canto superior direito igual indicado na imagem acima.
Em Configurações do Play Protect, desmarque todas as opções “Verificar apps com o Play Protect” e “Melhorar a detecção de apps nocivos“.
Após feito isso, as notificações iram desaparecer imediatamente. Caso não sumam, reinicie o seu smartphone ou aparelho Android e limpe o cache da Play Store.
Conclusão
Lembrando que o Play Protect é um serviço de extrema importância para a segurança do seu aparelho e dados. Caso não saiba o que esteja fazendo, não é aconselhável desativá-lo. Espero que tenha gostado do tutorial de como desativar o Google Play Protect do Android. Se ainda tiver alguma dúvida, critica ou elogio, escreva na seção de comentarios abaixo.