O Google planeja uma grande mudança em seu ecossistema para desktops com o lançamento do Google Aluminium OS, uma plataforma com inteligência artificial que combina Android e Chrome OS. Segundo relatos, o novo Google Aluminium OS, substituto do Chrome OS, funcionará em laptops, tablets e desktops, oferecendo uma experiência unificada para usuários do mundo todo.
A notícia veio à tona depois que o Google publicou um anúncio de emprego no LinkedIn para um Gerente Sênior de Produto para laptops e tablets Android. O anúncio foi removido após mencionar o trabalho em um novo sistema operacional baseado no Android. Isso implica que o Google está trabalhando secretamente para criar uma plataforma única para desktops.
Embora não esteja claro se “Aluminium” é o nome final ou apenas um codinome, o objetivo do Google é evidente: levar o Android para dispositivos desktop de uma forma mais potente e adaptável.
O que se sabe sobre o sistema operacional Aluminum OS com inteligência artificial?
O Google Gemini pode ser usado para alimentar os recursos de inteligência artificial do Aluminum OS.
- Compatibilidade com dispositivos: Funcionará em laptops, tablets e computadores de mesa, desde modelos básicos até os de última geração.
- Suporte para aplicativos Android: Os usuários poderão usar aplicativos Android em laptops e computadores de mesa, aprimorando a experiência multiplataforma.
- Melhorar a experiência em tablets: Uma interface mais fluida e semelhante à de um computador também será vantajosa para tablets Android.
- Substituição do Chrome OS: O Google pode manter a marca Chromebook por questões de familiaridade, mas espera-se que o Aluminum OS substitua gradualmente o Chrome OS.
Cronograma de lançamento
O lançamento completo do Aluminium OS pode levar mais um ou dois anos, dependendo do progresso do desenvolvimento, mas a primeira versão de pré-visualização poderá estar disponível em 2026.
Essa ação demonstra o objetivo do Google de desenvolver um ecossistema único no qual o Android alimente ambientes de desktop completos, além de celulares e tablets.










[…] diversas opções de aplicativos para recuperar fotos apagadas no Android, e uma destas é o DiskDigger, disponível no Google […]